Escolha uma Página

O governador José Ivo Sartori lançou, nesta quinta-feira (24), junto com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Fábio Branco, o programa Exporta-RS que vai auxiliar e facilitar a participação das micro, pequenas e médias empresas nos mercados internacionais. A solenidade aconteceu no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, e contou com a participação de secretários de Estado e representantes de órgãos e entidades ligadas ao setor.

O programa, uma iniciativa da SDECT, realiza estudos personalizados de mercados potenciais, mapeamento de possíveis compradores, articulação para oferta de cursos de qualificação em comércio internacional e auxílio em questões pertinentes à exportação, dentre outros serviços.
“Precisamos ofertar produtos de qualidade para o mercado externo. Existe este potencial no Rio Grande do Sul e ele só falta ser conectado, trabalhado, assimilado e proposto para realmente vender ao exterior. Tenho certeza que os nossos empreendedores abrirão novos caminhos. O governo está fazendo seu trabalho para desburocratizar os processos, para que o poder público seja mais ágil e possa facilitar essas articulações de desenvolvimento”, destacou o governador.

 

O programa oferece atendimento, presencial e virtual, personalizado, com identificação de oportunidades de exportação e difusão de informações relevantes sobre o comércio exterior. Além do atendimento, há o acompanhamento posterior para avaliar novas necessidades e a efetividade do auxílio prestado.
O secretário da SDECT, Fábio Branco, falou que temos um estado diversificado e uma indústria profissional. “Precisamos aproveitar esse momento de desaquecimento econômico interno e transformar isso em um grande potencial de negócios. Existe um mercado e um nicho de oportunidades muito grande e o Estado como ente precisa estar ligado nessas oportunidades”, salientou o secretário.

Dados da exportação
Os desafios e oportunidades do Rio Grande do Sul para incentivar a exportação nas micro, pequena e médias empresas foram lembradas pelo presidente da Fundação de Economia e Estatística (FEE), Igor Morais.

“O estado passou de US$ 5,7 bilhões em 2000 para US$ 17,5 bilhões em exportações em 2015. Em comparação com a participação no Brasil, aumentamos de 1.155 produtos (2000) para 1.334 (2015), e o número de países, de 152 para 182. Nos últimos 10 anos o Rio Grande do Sul aumentou a exportação com itens como soja, carne de frango, tabaco, produto de soja como farelo e óleo e automóveis”, informou o presidente da FEE, que também ressaltou os três principais países parceiros do Estado, sendo China, Argentina e Estados Unidos.

Sobre o programa Exporta-RS
O Exporta-RS é uma iniciativa da SDECT, por meio do Departamento de Fomento à Exportação, que busca a melhoria do desempenho geral das exportações gaúchas, com diversificação da pauta, ampliação dos mercados e, também, do número de empresas exportadoras.
As Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) foram escolhidas como foco do programa por diversos fatores, entre eles:
– As MPME são 77,3% do total de empresas exportadoras do Rio Grande do Sul, mas representam apenas 7,53% do valor total exportado pelo estado;
– Micro e Pequenas (sem contabilizar as Médias) são responsáveis por 59,1% dos empregos do Rio Grande do Sul;
– A pauta de exportação das MPME do Rio Grande do Sul é predominantemente de produtos industrializados. Por característica, as MPME tem maior valor agregado em suas exportações, gerando mais empregos e renda dentro do estado.

Articulação
Além de seus serviços, o Exporta-RS busca articular ações com o Sebrae-RS, Câmaras de Comércio e Indústria, Coredes, Correios, Farsul, Fecomércio-RS, Federasul, Fiergs, APLs, Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico, Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa, Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), dentre outras entidades.
Atendimento e contato
Avenida Borges de Medeiros, 1501, 17º andar – Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Porto Alegre
Telefone: (51) 3288.1149 / 3288.1103 / 3288.1105
Email: exportars@sdect.rs.gov.br
Texto: Cassiane Osório
Edição: Denise Camargo/Secom

Compartilhe: